Marismar Borém
Nasci e cresci em Montes Claros. Desde pequena sou encantada pela natureza, e minha infância foi marcada por valiosas aventuras numa fazenda, no interior de Minas Gerais.
Formei-me em Fonoaudiologia na cidade de Belo Horizonte. Casei-me com Ivan e tenho dois filhos: Pedro e Gabriel. Hoje escrevo para crianças e conto muito do que já vivi, aliás, adoro contar histórias, passear na roça e visitar o mar.
Meus livros são: Coautoria de "A Árvore de Julinha" e a "Onda Azul", a série "As descobertas de Pedrinho" e "Anna cabelos de vento", "Tony e Nina", "Julieta larga a chupeta", "Olhos de Jabuticaba", "Chuva, chuvinha", "Meu pai e o pai dos animais", "Buriti Grande". Também escrevi e ilustrei "Bia e o brinquedo do lado de lá" e "Onde mora a felicidade?"
Marismar Borém
Denise Rochael
Nasci em uma pequena cidade do interior de Minas e aos 15 anos mudei-me para Belo Horizonte, onde me formei em Belas Artes pela UFMG.
Sou educadora de artes, autora e ilustradora de livros infanto-juvenis.
Comecei o meu trabalho na literatura em 1986 e, desde então, ilustrei e escrevi vários livros.
Convivo com a arte desde criança. Sempre achei que desenhar era o meu melhor brinquedo. E, ainda é.
Além de desenhar gosto, também, de inventar e contar histórias.
E gosto muito mesmo de crianças, de animais, de acordar cedinho e de cidadezinhas bem pequenininhas com uma natureza bem bonita.
Alexandre Cardoso
Ilustrador profissional desde de 2008, trabalhei em diversas empresas no ramo de ilustração. E-Learning na empresa Webaula, e ilustração infantil na editora Cedic. Atualmente estou desenvolvendo um projeto de quadrinhos e um livro ilustrado para o estúdio Black Ink, além de conceito e ilustração de produtos na empresa Immersive Play.
Yasmin Mundaca
Yasmin Mundaca nasceu no Chile no ano de 1968 e aos 5 anos de idade imigrou para o Brasil junto de sua família.
Cursou medicina veterinária, mas a paixão pelas tintas e pinceis a fez voltar se para os livros infantis, paixão desde a infância.
Formada em Ilustração Editorial Pela Quanta Academia de Artes de São Paulo no ano de 2012.Ilustrou Alguns Títulos no Brasil (Editora Geração e Klink Editora, revista ZUP, SESI- SP , Editora Idea) , e no exterior para o Equador( Ednu Editorial, para o Selo Sueños de Papel) Argentina ( Fixonária Editorial) Revista Palma de Mallorca -Espanha e participei de Exposições de arte Nos Estados Unidos, Itália e Espanha.
Utiliza em sua obra os mais diversos tipos de materiais , como acrílicas, aquarelas , colagens e giz pastel , conferindo a obra um mix de tonalidades únicas . Na criação de suas obras, tem como principais fontes de inspiração , sonhos ,contos de fadas, animais e o universo feminino.
Atualmente vive no interior paulista junto de seus gatos Sebastião e Chibs e de seu fiel companheiro o cãozinho Doodle.
Ryot
Ricardo Yoshio Okama Tokumoto, ou Ryot, nasceu em 1986 na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Mudou-se pra Belo Horizonte em 2006 e cursou a faculdade de Belas Artes na UFMG, com bacharelado em Cinema de Animação. É responsável pelo site ryotiras.com , além de fazer quadrinhos pra revista MAD e outras publicações esporádicas. Faz parte do coletivo Pandemônio e também trabalha como ilustrador em vários setores, principalmente na área de Livros Infantis.
Leonardo Barros
Ilustrador, escritor e professor de desenho para crianças.
Bacharel em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais - 2014-
Oficina “O desenho do livro ilustrado” com Ângela Lago - 2016
Oficina “O livro ilustrado e seus espaços” com Marilda Castanha - 2016
Oficina “Quando o desenho escreve” com Odilon Moraes - 2015
Curso “Ilustração para livros infantis” com Ricardo Tokumoto - 2014
Ilustrador e animador no projeto Universidade das Crianças
Ana Cardoso
Sou mineira natural de Belo Horizonte/MG, apaixonada por Artes Visuais, Cultura Pop e natureza e animais. Formada em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes UFMG (2013). Atuo como sócio-diretora na Estúdio Black Ink desde 2011 como Administradora, designer, ilustradora e quadrinista. Lancei meu primeiro quadrinho autoral “We Pet” em 2015 no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos). Hoje atuo no mercado de forma independente como quadrinista e freelancer.
Maria Alice Lacerda
Nasci em Minas Gerais, numa cidadezinha bem pequenina cujo nome é Sericita. Lá vivi momentos felizes da minha infância, que guardo na memória com muita alegria. Atualmente moro em Belo Horizonte com meu marido e meu filho.
Estudei Administração, mas tempos depois despertou em mim a vontade de trabalhar na área da educação e, então, fiz pedagogia.
Além de escrever, adoro escutar histórias. O meu pai é um grande contador de histórias e até hoje peço a ele que me conte as suas.
Escrever para crianças é uma alegria imensa e, às vezes, fico me perguntando: “Porque será que gosto tanto de escrever para os pequenos?” Penso que é porque, nesses momentos, revivo a criança que fui e que ainda resiste por viver dentro de mim.
Virgínia Froes
Graduada em Artes Visuais pela UEMG e entusiasta das artes sequenciais, fiz diversos cursos e participei de projetos relacionados a quadrinhos e sua linguagem. Como ilustradora, já fiz vários trabalhos de segmentos infantis e didáticos. Em 2013, participei na publicação coletiva Inkuadrinhos e, em 2015, lancei no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos a saga Dinastia dos Magos, que conta a história do príncipe Eiri e os obstáculos para assumir o trono herdado por ele. Em 2017, lancei, junto com a Marismar Borém e o Alexandre Cardoso, o quadrinho do Trovão, o supercão.
Graduada em Artes Visuais pela UEMG e entusiasta das artes sequenciais, fiz diversos cursos e participei de projetos relacionados a quadrinhos e sua linguagem. Como ilustradora, já fiz vários trabalhos de segmentos infantis e didáticos. Em 2013, participei na publicação coletiva Inkuadrinhos e, em 2015, lancei no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos a saga Dinastia dos Magos, que conta a história do príncipe Eiri e os obstáculos para assumir o trono herdado por ele. Em 2017, lancei, junto com a Marismar Borém e o Alexandre Cardoso, o quadrinho do Trovão, o supercão.
Carla Oliveira
Nasci em Fortaleza-CE, tenho dois filhos e, atualmente, moro com minha família na cidade de Sobral, situada no mesmo estado. Sou psicóloga clínica e escolar, atuando, na maior parte do tempo, nos processos que envolvem o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
Amo as artes de modo geral. Elas me transmitem a sensação de que o mundo é muito mais do que parece ser. É mágico, colorido, preto e branco, enfim, é sempre uma possibilidade e não um fim. Escrever para crianças me permite compartilhar com elas essa sensação.
Sou autora dos livros “Tob tem medo de muitas coisas” (publicado, também, na língua inglesa) e “O Sr. Cérebro me disse”. Através da criação e da publicação de histórias, procuro levar ao público infantojuvenil mais um instrumento leve e interessante que objetiva facilitar o contato dos “pequeninos” com seus mundos, com seus sentimentos e suas emoções.